quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Canoa Caiçara em destaque na Mídia - Diário do Vale

                                                                          Foto : Rafael Leitão
Imaginar alguém que ainda utilize a canoa frequentemente em pleno século XXI é quase improvável. Porém, em Paraty, isto é mais do que normal. A Canoa Caiçara é um tradicional meio de transporte utilizado pelos paratienses até hoje, e pode se em tornar em breve, Patrimônio Cultural do Brasil.

De acordo com o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé, (PT), a Canoa é tão tradicional que é utilizada por todo o tipo de morador: os indígenas, pessoas do interior e até turistas.

- Além de ser um transporte de costume da nossa cidade, é muito agradável para passeios, e obviamente é uma tradição histórica de Paraty - disse Casé, listando os benefícios.
E por todos esses motivos, a Canoa Caiçara está ganhando aliados para garantir a sua preservação. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião envolvendo os órgãos integrantes da Rede CEA - Coordenação de Educação Ambiental -, discutiu no último mês, na sede do ICMBio, os trâmites para transformar a embarcação em Patrimônio Cultural do Brasil.

A primeira etapa para o registro definitivo foi cumprida. No ano passado, o Conselho Consultivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) considerou o requerimento de registro da Canoa Caiçara como Bem Cultural Imaterial Brasileiro Pertinente.

A partir de agora, um amplo estudo abrangendo as outras áreas do território Caiçara nos litorais fluminense e paranaense será iniciado.

Para valorizar ainda mais essa cultura, a Rede CEA vai inscrevê-la no Programa "Barcos do Brasil", do Governo Federal, que incentiva a preservação das embarcações tradicionais brasileiras.

A Rede planeja ainda promover, com apoio da prefeitura, ações educativas, por meio de passeios com crianças. O primeiro deve acontecer na Ilha do Araújo.

Ainda no encontro, a Associação Cairuçu divulgou o processo de gravação do documentário sobre as canoas paratienses, que deve ser produzido até o final do ano. Inclusive, no processo de pesquisa para o documentário, foi descoberto que há cinco tipos de embarcações diferentes produzidas no município.

Já o Instituto Náutico Paraty (INP), divulgou que vai manter a canoa à vela na Regata Internacional de Veleiros Clássicos, que acontece em agosto. A ideia é ampliar a prova, contando com a participação de alunos do INP e dos caiçaras.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,75953,Canoa-Caicara-de-Paraty-pode-se--tornar-Patrimonio-Cultural-do-Brasil.html#ixzz2dGk69SLZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário